segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Nhoque de mandioquinha sem glúten

Olá, galerinha linda! Como foram de final de semana? Espero que tenha sido ótimo! J
Hoje a receita é um pouco (só um pouquinho) trabalhosa, mas muito fácil de fazer! É um NHOQUE DE MANDIOQUINHA SEM GLÚTEN!!!
Tá na moda agora essa história de comer tudo sem glúten, né? Resolvi testar uma receita pra ver no que dava e me apaixonei pelo sabor desse prato! Ele fica muito leve e não pesa no estômago. Apesar da mandioquinha também ter amido, é menos calórica que a batata e aqui vamos substituir a farinha pela fécula de mandioca (ou polvilho doce). Vamos aos ingredientes?

-500g de mandioquinha sem casca
-130g de creme de leite fresco
-75g de fécula de mandioca (ou polvilho doce)
-100 ml de água mineral
-30 ml de azeite de oliva extra virgem
-Sal

1-)Cozinhe a mandioquinha em água e sal. Quando estiver bem macia, faça um purê com o espremedor de batata ou mixer.
2-)Em uma panela aqueça o creme de leite e acrescente o purê de mandioquinha e o azeite. Misture bem até misturar tudo muito bem.
3-)Em um copo, dissolva a fécula de mandioca na água mineral.
4-)Coloque essa mistura na panela onde está o purê de mandioquinha e mexa bem até misturar. Em torno de um minuto, a massa vai começar a se soltar da panela. Desligue o fogo.
5-)Coloque o purê dentro de um saco de confeitar com um bico “poá” (redondo) e faça tirinhas. Essas tirinhas devem ser feitas dentro de uma assadeira com bem água gelada (pode colocar até gelo na água). Se você não tiver saco de confeitar e não quiser comprar, pode colocar a massa as colheradas na água (vai dar certo também, sem frescura).
6-) Espere esfriar e corte no formato do nhoque. Se você não utilizou o saco de confeitar, corte as bolotas de massa em tiras e depois no formato de nhoque.
7-) Conforme for cortando os nhoques, os coloque em alguma vasilha untada com óleo, pra não grudar no fundo (unte com guardanapo mesmo, como eu ensinei na PALHA ITALIANA.
8-) Coloque o molho de sua preferência. Eu fiz somente salteado na manteiga e coloquei manjericão fresco picado por cima. Ficou de M-O-R-R-E-R.

Se fizerem em casa, me mandem fotos!

Beijos e ótima semana pra vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário