quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Kibe cru de comer rezando

Oiii galera!! Hoje tem uma receita pra seguir aquela linha de comidas-deliciosas-que-não-engordam. É uma benção que os árabes nos apresentaram: KIBE CRU DE COMER REZANDO! Ela também é herança de família e apesar de parecer, não é difícil de fazer não. Bóra lá? Anota aí!

-1 kg de patinho moído*
-1 unidade de cebola ralada
-3 xíc chá de trigo para kibe
-1 c. sobremesa de zathar**
-1 c. sobremesa de canela
-Salsinha picada a gosto
-1 maço de hortelãs picadas
-1 c. sopa de manteiga
-Sal a gosto
-Molho de pimenta a gosto
-Azeite de oliva extra virgem a gosto
-Pedras de gelo

*A carne tem que ser extremamente fresca, então compre a carne no dia em que for fazer e peça pra moer na hora. Não compre a carne moída em bandejinhas. Peça ao açougueiro pra moer duas vezes.
**O Zathar é um tempero árabe em pó que mistura canela, cominho moído e pimenta síria moída. Ele pode ser comprado pronto em casas de produtos árabes ou em restaurantes árabes que façam a venda de produtos para consumo doméstico.

1-)Lave muito bem o trigo, como se lava o arroz, mas não deixe de molho. Ao deixar de molho, ele dobra de tamanho e fica meio “molengo”. Quando você somente lava, o trigo fica mais al dente, resultando num quibe mais gostoso.
2-)Ferva três copos de água e escalde o trigo, isto é, jogue a água fervendo no trigo e depois escorra. Lave o trigo novamente com água fria para dar um choque térmico. Lave algumas vezes até ele não estar mais quente.
3-)Esprema o trigo muito bem para eliminar toda água. Você pode usar o espremedor de batatas ou uma peneira grande. O importante é deixar bem sequinho.
4-)Coloque o trigo em uma vasilha e adicione o zathar, canela, sal, azeite, pimenta, salsinha, hortelã, cebola, manteiga, carne moída e as pedras de gelo. Com as mãos molhadas, misture tudo até ficar uma massa uniforme e não distinguir mais os ingredientes.
5-)Descarte as pedras de gelo que sobraram e está pronto!
6-)Ele deve ficar ao menos uma hora na geladeira antes de ser servido
7-)Decore com pétalas de cebola e folhas de hortelã. O kibe cru combina muito bem com coalhada, homus e pão sírio.

-Se você não é muito fã da carne crua, pode usar a mesma massa para fazer o quibe assado. É só untar uma assadeira com azeite e assentar a massa antes de ir ao forno. Quando estiver dourado por cima, já pode retirar.
-Se sobrar kibe cru, use o restante para fazer assado ou frito no dia seguinte.

E aí? Gostaram? Eu sou apaixonada por todo tipo de “comida crua” e vocês?

Beijos e até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário